Edição 2019

1ª edição da Flise marcou história no município com poesia e muita arte

De forma poética e inspiradora, a primeira edição da Festa Literária de Santo Estêvão aconteceu em setembro de 2019 e reuniu diferentes nomes da literatura, como Bráulio Bessa; José Inácio Vieira de Melo; Itamar Vieira Júnior – autor do premiado “Torto Arado”; Kátia Borges; Clarissa Macedo; Jovina Souza; Luís Antonio Cajazeira Ramos, entre outros.

A 1ª edição da FLISE foi realizada de 04 a 06 de setembro de 2019, com o tema LITERATURA E MEMÓRIA: um rio que nos contempla e nunca seca.

A programação foi inteiramente gratuita e contou com mesas literárias, lançamentos de livros, oficinas, apresentações artísticas literárias de estudantes, recital de poesias, contação de histórias, palestras, shows, teatro musical e feira de livros. As atividades aconteceram, de forma simultânea, em diversos espaços da cidade, como a Praça Sete de Setembro, a Biblioteca Municipal Josafá Marinho, o Centro Cultural Temístocles Pires de Cerqueira, a Câmara de Vereadores e a Lagoa de Plínio.

As mesas literárias abordaram os temas: literatura baiana, escritos femininos e escritos étnico-raciais e contou com a presença dos escritores: Marcus Vinicius Rodrigues, José Inácio Vieira de Melo, Itamar Vieira Júnior, Adeítalo Manoel Pinho, Rita Queiroz, Katia Borges, Clarissa Macedo, Erica Azevedo, Valdeck Almeida de Jesus, Jovina Souza, Evanilson Alves dos Santos e Ricardo Martins Leal.

Realizada pela Prefeitura Municipal de Santo Estêvão, através da Secretaria da Educação, a festa criou um espaço de encontro com o mundo das letras e um ambiente de diálogo que abraça aqueles que se deixam encantar pela potência da palavra e pela linguagem literária.

Em 2020, devido ao ápice da pandemia da Covid-19, não houve edição da Flise.