Sobre a Festa

Festa Literária de Santo Estêvão

Um momento esperado na agenda de festividades de nossa cidade, a Festa Literária de Santo Estevão, no interior da Bahia, é um convite para que possamos mergulhar no fabuloso universo da literatura e reconhecer as diferentes manifestações artísticas e culturais que formam o mosaico de nossas identidades.

Um espaço potente, em que a construção de saberes e o compartilhamento de experiências se destacam como movimentos fundamentais para a defesa da arte e da cultura, a FLISE é um emaranhado de cores, linguagens, texturas e sons que desfilam pelas ruas da cidade e invadem as ondas de nossa imaginação, enquanto os artistas povoam a praça e promovem o encontro de gerações.

A zona rural se aproxima da zona urbana. Jovens e idosos se abraçam. Homens e mulheres caminham pela feira de mãos dadas. Pretos e brancos convocam suas memórias e constroem a história. A praça é mesmo do poeta. Um palco para as chegadas e partidas, um livro aberto para que todos os versos sejam escritos e as cantigas de amigo e de bem-dizer transbordem as margens do papel e ganhem vida em cada esquina.

A praça, este ano, habitará todos os campos da rede, estará diante dos seus olhos, na distância apenas de um clique. A festa continua e a literatura permanece viva. Afinal, a mão que planta é a mão que escreve e as sementes que repousam sobre o solo trazem flores e frutos, no aniversário dos cem anos dessa terra.